PROPOSTA PEDAGÓGICA
"É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição. (p.143)"
Faz-se mister mudanças, e é através de um projeto que se pode estabelecer uma cultura de planejamento, capaz de elaborar metas voltadas para a formação humanística dos estudantes, com mais interação entre docentes, discentes, colégio e sociedade.
Assumimos o compromisso com a inclusão e pluralidade, como uma característica da sociedade brasileira, educando sem negligenciar o respeito às diferenças, aos movimentos sociais, aos direitos humanos, étnicos, culturais, de gênero, etc.
Assim, este projeto justifica-se basicamente por quatro condições presentes na sua história: a necessidade de articular o currículo do Colégio com as orientações da Base Nacional Comum Curricular, a realização do alinhamento pedagógico de acordo com o Documento Curricular Referencial da Bahia/2018, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, o compromisso com as novas diretrizes do Ensino Médio e por fim, a legislação, no que se refere ao currículo, atualizando as suas bases principalmente sobre inclusão, pluralidade, educação ambiental, educação alimentar e nutricional, educação em direitos humanos, educação financeira, como também prevenção e combate ao Bullying.
O objetivo central da Educação Básica é a formação do cidadão. Em torno dessa meta, o Colégio Bom Pastor organiza o conhecimento e o ensino de modo que os educandos se apropriem do saber escolar, desenvolvendo competências e habilidades que sejam essenciais para o processo educativo, promovendo a comunhão, o diálogo e o respeito às diferenças existentes entre os membros da comunidade educativa.
Oferecer ensino de qualidade norteado pelo Evangelho e pelos valores da espiritualidade de Jesus Bom Pastor, promovendo o desenvolvimento do estudante-cidadão, transformando-o em crítico, reflexivo, autônomo, competente, solidário, inclusivo, ético e com argumentação sólida, participando na construção de uma sociedade que pratica a justiça, a paz e a fraternidade.
VISÃO
Ser reconhecido como um Colégio Confessional Católico com tradição e qualidade no ensino, atualizado frente às demandas da sociedade pós-moderna e preparado para enfrentar os desafios que os novos tempos apresentam, por meio de uma ação educativa que preserve e amplie sua presença humanista na formação das crianças, dos adolescentes e jovens que lhes são confiados.
- Proporcionar ao educando a formação evangelizadora necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para sua autorrealização, preparação para o exercício consciente da cidadania e prosseguimento dos estudos, observando as determinações da Lei nº 9.394/96 de 20/12/96 e demais disposições legais atinentes, especialmente a Resolução CEE-26/2016, como também a Base Nacional Comum Curricular.
- Desenvolver posturas autônomas, críticas, criativas, refletindo sobre sua própria ação incentivando o cuidado com a espiritualidade, o corpo e a saúde.
- Criar oportunidades aos educandos de vivenciarem as diferentes formas de inserção sócio-política e cultural para que desenvolvam as diversas formas de linguagens: oral, escrita, corporal, artística, lógico-matemática, digital entre outras.
- Desenvolver atividades pedagógicas que atendam ao educando portador de necessidades educacionais especiais, visando explorar suas potencialidades, dando oportunidade de vivências motoras, cognitivas, afetivas e sociais.
- Propiciar ao educando o conhecimento de temas específicos da história, da cultura, das manifestações artísticas e religiosas do segmento afro-brasileiro e indígena, resgatando e revalorizando a cultura negra e indígena como um dos elementos formadores da população brasileira.
- Estimular e acompanhar o desenvolvimento de projetos de vida dos jovens educandos, colaborando para essa construção, durante a etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, até a chegada ao Ensino Médio.
- Incentivar atividades pedagógicas que estimulem práticas de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar, fomentando a consciência do cuidado com a vida e com a Terra, nossa casa comum.
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando, gradativamente, suas potencialidades de comunicação e interação social.
- Promover espaço para as crianças brincarem livremente a fim de expressarem emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, digital, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades, desejos e avançar no seu processo de construção de significados.
- Construir uma prática pedagógica que se fundamenta no respeito à dignidade e aos direitos das crianças da Educação Infantil.
- Criar dispositivos didáticos e pedagógicos que considerem suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas e intelectuais.
- Garantir um processo de integração e de formação, mediado por conhecimento e por valores, que lhes permita conviver exercitando seu direito à livre expressão e ao desenvolvimento de suas capacidades, vivendo com alegria essa etapa tão importante de seu desenvolvimento.
- Oferecer situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, contribuindo para o pleno desenvolvimento das capacidades da criança relativas à expressão, à interação social, à ética e à estética, bem como às possibilidades de inserção nas mais diversas práticas sociais.
- Garantir às crianças condições de socialização a partir da relação interpessoal, do ser e do estar com o outro em uma atitude de aceitação, respeito e confiança, contribuindo para o desenvolvimento da identidade da criança e de sua formação, assim como o acesso aos bens socioculturais disponíveis para ampliar seus conhecimentos.
- Disponibilizar um currículo pleno que promova Campos de Experiências que são novas formas de lidar com os saberes, possibilitando um processo educativo a partir da visão da criança, considerando a importância da interação entre crianças e elas mesmas, como também adultos e crianças.
- Desenvolver atividades lúdicas, brincadeiras e experiências, que possibilitem uma pedagogia ativa, colocando o foco do processo de ensino e de aprendizagens nas crianças, oportunizando novas descobertas.
- Dinamizar uma relação de ensino e de aprendizagem em que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global, com inter-relações entre os diferentes âmbitos.
- Criar condições técnico-pedagógicas para se conhecer o mundo de forma integrada à formação pessoal e social, bem como afetiva e relacional, o desenvolvimento cognitivo e a aquisição de informações, ou seja, seu conhecimento de mundo.
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, autônoma e confiante em suas capacidades.
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
- Compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionados à teoria com prática, no ensino de cada componente curricular.
- Cuidar de cada educando como pessoa em contínuo crescimento e desenvolvimento, com suas singularidades e necessidades marcadas pelas diferenças em termos de pensar, sentir e agir e da compreensão possível sobre o mundo.
- Propiciar condições para o pleno desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para o Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC.
- Oportunizar momentos de reflexão para que os educandos compreendam o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade.
- Mobilizar situações para o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
- Fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
- Propor o enfrentamento de novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, reflexiva, inclusiva, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
- Envolver situações didáticas para que o educando possa aprender a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento.
- Fomentar a execução de um currículo que permita o educando expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.
- Apropriar-se dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio de forma a compreender e construir regras, desenvolvendo atitudes de respeito, cooperação e solidariedade.
- Valorizar a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade confiando em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania.
- Sensibilizar o educando a perceber-se como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria, desenvolvendo hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.
- Consolidar e aprofundar os conhecimentos, as competências e habilidades adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
- Oferecer a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
- Aprimorar o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
- Promover uma sólida composição curricular para que o educando possa consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando ao educando prosseguir posteriormente no conhecimento do mundo, tanto na Educação Superior, como por meio de outras experiências de vida.
- Criar mecanismos teóricos e metodológicos para o educando constituir seu projeto de vida e enfrentar situações que lhe exigem tomadas de decisão cruciais para seu futuro, especialmente em relação à sua vida profissional.
Princípios Educativos
- Diretrizes Educacionais
O Colégio Bom Pastor, através do seu Projeto Político Pedagógico – PPP apresenta possibilidades de superação aos desafios contemporâneos, a partir da pessoa e da mensagem de Jesus Cristo, o Bom Pastor que cuida, acolhe, incluí e resgata vidas. O objetivo é articular fé cristã, identidade confessional católica, o carisma eufrasiano que consiste na prática da misericórdia, da reconciliação, do zelo pela vida e pela defesa da justiça e da paz, com as tradições pedagógicas, com as concepções teóricas atuais de forma objetiva para subsidiar a prática educativa. Para tanto, apresentamos a seguir, coadunando com os valores da Associação Maria Eufrásia Pelletier, mantenedora da Instituição, os Princípios em que o Colégio Bom Pastor sustenta sua Proposta Pedagógica.
Entendemos por Princípios o conjunto de diretrizes com as quais os agentes educativos devem manter coerência de conduta. Por meio desses Princípios, ancorados em Jesus Bom Pastor, convidamos os educadores a uma crescente compreensão destas Diretrizes Educacionais e a uma reflexão sobre sua prática pedagógica e pastoral e sobre seu agir no mundo.
A ação educativa, como toda ação humana, é movida por crenças, valores e princípios que dão referência e direção, definem opções, decisões e atitudes. No que tange às Diretrizes Educacionais do Colégio Bom Pastor, esses Princípios advêm de concepções teológicas, éticas, filosóficas, psicológicas, antropológicas, sociológicas e educacionais. Neste caso, tais concepções, de forma integrada, inspiram-se no Evangelho de Jesus Cristo e regem a ação educativa, estabelecendo a coerência no desenvolvimento da relação teoria e prática e do processo ensino-aprendizagem. Eles se traduzem na prática dos educadores na escola e na sociedade.
Para a adequada e necessária articulação das dimensões: pedagógica e pastoral, inerentes à proposta educacional do Colégio Bom Pastor, os Princípios atuam como referenciais com os quais os elementos da proposta educativa vão se integrando e interagindo como numa grande teia de forma sistêmica. Pretende-se, por meio desses Princípios, sensibilizar, subsidiar e engajar os educadores para que contribuam, com suas ações, para a ampla consecução da Missão do Colégio Bom Pastor. Dessa forma, os Princípios estão a serviço de um processo de renovação pedagógica e pastoral que compromete a todos neste processo.
Apresentam-se aqui os princípios do Colégio Bom Pastor:
Os Temas Integradores são apresentados na Base Nacional Comum Curricular, como proposta de contextualização do ensino na educação básica, trazendo temas de interesse dos estudantes e de extrema importância para seu desenvolvimento humano e cidadão.
O grande objetivo em oferecer no currículo temas integradores é possibilitar que durante a educação formal, os estudantes aprendam temas relevantes para sua atuação na vida social. Espera-se que os esses temas permitam melhor entendimento sobre: como usar de forma ética e coerente as novas tecnologias digitais, qual a maneira adequada para cuidar da saúde, de que forma utilizar corretamente o dinheiro e o que consumir, a importância de conviver e respeitar as diferenças, a urgente necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente, conhecer e defender os direitos humanos, entre outros.
Na gravura constam os Temas Integradores que serão trabalhados no currículo ao longo da Educação Básica, no Colégio Bom Pastor.
- A primeira delas associa a inteligência à capacidade de criar e gerenciar projetos. Esta ideia traz para a prática docente a necessidade de olhar o educando como alguém que pode, é capaz e deseja aprender. Nessa perspectiva, o educando é considerado em suas dimensões cognitiva, afetiva e cultural, em suas diferenças, crenças e forma de aprender. A avaliação tem a função de favorecer a autonomia do educando e de ajudá-lo a perceber o valor do que aprende.
- A segunda ideia sustenta que a concepção de avaliação relaciona-se à compreensão da sala de aula como espaço de conhecimento compartilhado no qual a escola e o conhecimento por ela transmitidos devem estar a serviço da formação do educando e também da realização de seus projetos pessoais.
- A terceira ideia refere-se aos objetos de conhecimento trabalhados na escola e a forma de abordá-los a fim de garantir a adequada aprendizagem para todos os educandos. Nesse sentido, os componentes curriculares que compõem o currículo têm a tarefa de possibilitar ao educando uma aprendizagem significativa e relevante dos conteúdos escolares, incluindo o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes. Consequentemente, a forma de ensinar e de avaliar os conteúdos deve possibilitar ao educando uma visão ampla das diversas relações que podem ser estabelecidas entre um componente curricular e as demais áreas de conhecimento e da função que elas assumem na sua formação. Espera-se, assim, que o processo de avaliação desvele ao educando o que ele aprende e como ele aprende, para que tenha confiança em sua forma de pensar, analisar e enfrentar novas situações. A avaliação deve servir para aconselhar, informar e indicar mudanças, numa lógica cooperativa que faz do diálogo uma prática e da reflexão uma constante.
- ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: com o objetivo de verificar a dimensão conceitual, por componente curricular articulado com aspectos de natureza procedimental. Correspondem a: mini projetos; aulas de campo; seminários; confecção de maquetes; exposição de trabalhos; relatórios; estudos dirigidos; lista de exercícios; pesquisa, dentre outras.
- ATIVIDADES DIÁRIAS: exercícios escritos de classe e casa com o objetivo de verificar a dimensão conceitual, por componente curricular articulado com aspectos de natureza procedimental: pesquisas curtas; leituras; apresentações.
- ATIVIDADES DE AUTOAVALIAÇÃO: com o objetivo de verificar por componente curricular a dimensão procedimental articulada com a dimensão atitudinal: serão relatórios feitos pelo próprio estudante que levam em conta: pontualidade; assiduidade; participação; disciplina; desempenho; cumprimento às regras da escola; bom relacionamento, dentre outros.
- ATIVIDADE PARCIAL: atividade escrita, individual, com o objetivo de verificar aprendizagens especialmente na dimensão conceitual.
- ATIVIDADE FINAL: atividade escrita, individual, com o objetivo de verificar aprendizagens especialmente na dimensão conceitual.
- A Educação Infantil é oferecida para, em complementação à ação da família, proporcionar condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança, com vistas a promover e ampliar suas experiências e conhecimentos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.
- O currículo da Educação Infantil ora proposto deve levar em conta, os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, dando condições de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças, organizando o currículo em campos de experiências, que favoreçam os objetivos de aprendizagem.
- Os profissionais de Educação Infantil devem ser formados em cursos de nível superior, que contemplem conteúdos específicos relativos a essa etapa da educação.
O Colégio Bom Pastor tem como um dos Princípios Educativos a Responsabilidade Planetária, trabalhando em seu currículo com a Educação Ambiental como um dos Temas Integradores propostos pela BNCC. Partindo dessa proposta, incentivamos atividades pedagógicas que estimulem práticas de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar, fomentando a consciência do cuidado com a vida e com a Terra, nossa casa comum.
Os pilares do Colégio Bom Pastor é a sustentabilidade e por isso, temos dentro do Colégio, a prática de captação de água das chuvas, para regar as plantas, cuidar da limpeza dos ambientes e dos animais.
Como mais uma ação de cuidado com o ecossistema, temos energia limpa, gerando eletricidade através da energia solar, evitando a emissão de poluentes ou impactos negativos ao meio ambiente.
PONTOS DE CAPTAÇÃO DAS ÁGUAS DE CHUVA
PONTOS DE CAPTAÇÃO DE ENERGIA SOLAR