PROJETO BOMPAJUM
O Colégio Bom Pastor, mantido pela Associação Maria Eufrásia Pelletier, desenvolve desde 2017, o Projeto Bom Pastor em Ação pela causa das Crianças, Adolescentes, Juventude e das Mulheres, mais conhecido pela sigla BOMPAJUM. O Colégio com esse projeto está a serviço da comunidade e acreditando nessa causa tão necessária e importante, desenvolve as atividades de cunho social, com empenho, zelo e muito comprometimento por parte dos profissionais envolvidos e das Leigas (os) do Bom Pastor.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO BOMPAJUM
Desenvolver atividades de caráter formativo, que favoreçam o acolhimento às crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo intervenções educativas, sociais, culturais, recreativas e esportivas, com a intenção de colaborar no processo de formação humana, cidadã e cristã, além de contribuir na formação de novos líderes para o futuro.
PÚBLICO ATENDIDO
Crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, que vivem na comunidade do Candeal e entorno, da faixa etária de 08 a 18 anos de idade, devidamente cadastrados.
CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO
Os critérios adotados pelo Colégio Bom Pastor, para a inserção dos usuários no Projeto Bompajum são os seguintes:
Que sejam crianças, adolescentes ou jovens residentes da comunidade do Candeal e entorno.
Faixa etária entre 08 a 18 anos de idade.
Estudantes de escola municipal ou estadual.
Preenchimento de ficha cadastral pela mãe, pai ou pelo responsável legal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO BOMPAJUM
Proporcionar espaço de formação evangelizadora para crianças, adolescentes e jovens, necessário ao desenvolvimento das potencialidades, para integração social e preparação para o exercício consciente da cidadania.
Criar condições para que as crianças, adolescentes e os jovens desenvolvam posturas autônomas, críticas, criativas, refletindo sobre sua própria ação, incentivando o cuidado com a espiritualidade, o corpo e a saúde.
Desenvolver atividades com a infância e a juventude, voltadas para a integração, acolhimento e valorização da pessoa humana, através de práticas esportivas, lúdicas e recreativas.
Ofertar aulas de informática para crianças, adolescentes e jovens da comunidade do entorno escolar, possibilitando a inclusão digital e o acesso às ferramentas digitais tecnológicas.
Realizar dois encontros anuais com as famílias das crianças, adolescentes e jovens cadastrados, para favorecer a integração e parceria da comunidade com o Projeto BOMPAJUM.
Possibilitar atividades de integração, como jogos da amizade, entre as crianças, adolescentes e jovens do Projeto BOMPAJUM e estudantes do Colégio Bom Pastor.