Para oferecer um ensino adequado às necessidades de seus alunos, a escola precisa saber o que quer, envolvendo a equipe e a comunidade na definição das metas.
“É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição. (p.143)”
A trajetória do Colégio Bom Pastor foi iniciada há 48 anos. Desde então, Irmãs do Bom Pastor, especialistas, corpo docente, educandos, funcionários e famílias tem vivenciado seus avanços, suas conquistas e carências. Hoje conta com uma equipe de docentes comprometidos e envolvidos com a história do Colégio.
Faz-se mister mudanças, e é através de um projeto que se pode estabelecer uma cultura de planejamento, capaz de elaborar metas voltadas para a formação humanística dos estudantes, com mais interação entre docentes, discentes, colégio e sociedade.
Assumimos o compromisso com a inclusão e pluralidade, como uma característica da sociedade brasileira, educando sem negligenciar o respeito às diferenças, aos movimentos sociais, aos direitos humanos, étnicos, culturais, de gênero, etc.
Assim, este projeto justifica-se basicamente por quatro condições presentes na sua história: a necessidade de articular o currículo do Colégio com as orientações da Base Nacional Comum Curricular, a realização do alinhamento pedagógico de acordo com o Documento Curricular Referencial da Bahia/2018, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, o compromisso com as novas diretrizes do Ensino Médio e por fim, a legislação, no que se refere ao currículo, atualizando as suas bases principalmente sobre inclusão, pluralidade, educação ambiental, educação alimentar e nutricional, educação em direitos humanos, educação financeira, como também prevenção e combate ao Bullying.
De acordo com o artigo 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
O objetivo central da Educação Básica é a formação do cidadão. Em torno dessa meta, o Colégio Bom Pastor organiza o conhecimento e o ensino de modo que os educandos se apropriem do saber escolar, desenvolvendo competências e habilidades que sejam essenciais para o processo educativo, promovendo a comunhão, o diálogo e o respeito às diferenças existentes entre os membros da comunidade educativa.
MISSÃO
Oferecer ensino de qualidade norteado pelo Evangelho e pelos valores da espiritualidade de Jesus Bom Pastor, promovendo o desenvolvimento do estudante-cidadão, transformando-o em crítico, reflexivo, autônomo, competente, solidário, inclusivo, ético e com argumentação sólida, participando na construção de uma sociedade que pratica a justiça, a paz e a fraternidade.
VISÃO
Ser reconhecido como um Colégio Confessional Católico com tradição e qualidade no ensino, atualizado frente às demandas da sociedade pós-moderna e preparado para enfrentar os desafios que os novos tempos apresentam, por meio de uma ação educativa que preserve e amplie sua presença humanista na formação das crianças, dos adolescentes e jovens que lhes são confiados.
O Colégio Bom Pastor, através do seu Projeto Político Pedagógico – PPP apresenta possibilidades de superação aos desafios contemporâneos, a partir da pessoa e da mensagem de Jesus Cristo, o Bom Pastor que cuida, acolhe, incluí e resgata vidas. O objetivo é articular fé cristã, identidade confessional católica, o carisma eufrasiano que consiste na prática da misericórdia, da reconciliação, do zelo pela vida e pela defesa da justiça e da paz, com as tradições pedagógicas, com as concepções teóricas atuais de forma objetiva para subsidiar a prática educativa. Para tanto, apresentamos a seguir, coadunando com os valores da Associação Maria Eufrásia Pelletier, mantenedora da Instituição, os Princípios em que o Colégio Bom Pastor sustenta sua Proposta Pedagógica.
Entendemos por Princípios o conjunto de diretrizes com as quais os agentes educativos devem manter coerência de conduta. Por meio desses Princípios, ancorados em Jesus Bom Pastor, convidamos os educadores a uma crescente compreensão destas Diretrizes Educacionais e a uma reflexão sobre sua prática pedagógica e pastoral e sobre seu agir no mundo.
A ação educativa, como toda ação humana, é movida por crenças, valores e princípios que dão referência e direção, definem opções, decisões e atitudes. No que tange às Diretrizes Educacionais do Colégio Bom Pastor, esses Princípios advêm de concepções teológicas, éticas, filosóficas, psicológicas, antropológicas, sociológicas e educacionais. Neste caso, tais concepções, de forma integrada, inspiram-se no Evangelho de Jesus Cristo e regem a ação educativa, estabelecendo a coerência no desenvolvimento da relação teoria e prática e do processo ensino-aprendizagem. Eles se traduzem na prática dos educadores na escola e na sociedade.
Para a adequada e necessária articulação das dimensões: pedagógica e pastoral, inerentes à proposta educacional do Colégio Bom Pastor, os Princípios atuam como referenciais com os quais os elementos da proposta educativa vão se integrando e interagindo como numa grande teia de forma sistêmica. Pretende-se, por meio desses Princípios, sensibilizar, subsidiar e engajar os educadores para que contribuam, com suas ações, para a ampla consecução da Missão do Colégio Bom Pastor. Dessa forma, os Princípios estão a serviço de um processo de renovação pedagógica e pastoral que compromete a todos neste processo.
Apresentam-se aqui os princípios do Colégio Bom Pastor:
Os Temas Integradores são apresentados na Base Nacional Comum Curricular, como proposta de contextualização do ensino na educação básica, trazendo temas de interesse dos estudantes e de extrema importância para seu desenvolvimento humano e cidadão.
O grande objetivo em oferecer no currículo temas integradores é possibilitar que durante a educação formal, os estudantes aprendam temas relevantes para sua atuação na vida social. Espera-se que os esses temas permitam melhor entendimento sobre: como usar de forma ética e coerente as novas tecnologias digitais, qual a maneira adequada para cuidar da saúde, de que forma utilizar corretamente o dinheiro e o que consumir, a importância de conviver e respeitar as diferenças, a urgente necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente, conhecer e defender os direitos humanos, entre outros.
Na gravura constam os Temas Integradores que serão trabalhados no currículo ao longo da Educação Básica, no Colégio Bom Pastor.
O Colégio Bom Pastor tem como um dos Princípios Educativos a Responsabilidade Planetária, trabalhando em seu currículo com a Educação Ambiental como um dos Temas Integradores propostos pela BNCC. Partindo dessa proposta, incentivamos atividades pedagógicas que estimulem práticas de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar, fomentando a consciência do cuidado com a vida e com a Terra, nossa casa comum.
Os pilares do Colégio Bom Pastor é a sustentabilidade e por isso, temos dentro do Colégio, a prática de captação de água das chuvas, para regar as plantas, cuidar da limpeza dos ambientes e dos animais.
Como mais uma ação de cuidado com o ecossistema, temos energia limpa, gerando eletricidade através da energia solar, evitando a emissão de poluentes ou impactos negativos ao meio ambiente.
PONTOS DE CAPTAÇÃO DAS ÁGUAS DE CHUV
PONTOS DE CAPTAÇÃO DE ENERGIA SOLAR