Currículo Escolar

Princípios Educativos

O Colégio Bom Pastor define seus objetivos com base em fundamentos legais, visando o pleno desenvolvimento dos alunos. Isso inclui fornecer uma formação evangelizadora que promova a autorrealização e a conscientização cidadã. Além disso, busca-se através do nosso currículo escolar, desenvolver posturas autônomas, críticas e criativas nos alunos, incentivando o cuidado espiritual, físico e mental.

Também são oferecidas oportunidades para explorar diversas formas de expressão e inserção social, incluindo o reconhecimento e valorização das culturas afro-brasileira e indígena, bem como o estímulo ao desenvolvimento de projetos de vida e ações voltadas para a preservação ambiental, contribuindo para uma consciência de responsabilidade social e ambiental dos alunos.

Misericórdia, Reconciliação
e Solidariedade

Seguir Jesus
o Bom Pastor

Relações Dialógicas
e Zelo pela Vida

Justiça
e Paz

Responsabilidade
Planetária

Educução
Antirracista

TEMAS INTEGRADORES

Os Temas Integradores são apresentados na Base Nacional Comum Curricular, como proposta de contextualização do ensino na educação básica, trazendo temas de interesse dos estudantes e de extrema importância para seu desenvolvimento humano e cidadão.  

Avaliação da Aprendizagem

A avaliação escolar no Colégio Bom Pastor integra inteligência, conhecimento e a relação entre escola e família, considerando as condições bio-psico-sociais dos educadores. Baseada na capacidade do educando de criar e gerenciar projetos, no compartilhamento de conhecimento em sala de aula e na abordagem significativa dos conteúdos, a avaliação promove a autonomia do aluno, integrando aspectos cognitivos, afetivos e culturais. Instrumentos de avaliação incluem observação direta, relatórios, produção escrita, exposições orais, testes, provas e autoavaliação, com ênfase na avaliação formativa.

Na educação infantil, conforme a LDB, o currículo escolar do Colégio Bom Pastor promove o desenvolvimento integral da criança até cinco anos, complementando a ação da família. O currículo é organizado em torno dos princípios de cuidar, educar e brincar, considerando os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Profissionais qualificados asseguram atividades que promovem o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social, ampliando experiências e estimulando a convivência em sociedade