A avaliação escolar no Colégio Bom Pastor integra inteligência, conhecimento e a relação entre escola e família, considerando as condições bio-psico-sociais dos educadores. Baseada na capacidade do educando de criar e gerenciar projetos, no compartilhamento de conhecimento em sala de aula e na abordagem significativa dos conteúdos, a avaliação promove a autonomia do aluno, integrando aspectos cognitivos, afetivos e culturais. Instrumentos de avaliação incluem observação direta, relatórios, produção escrita, exposições orais, testes, provas e autoavaliação, com ênfase na avaliação formativa.
Na educação infantil, conforme a LDB, o currículo escolar do Colégio Bom Pastor promove o desenvolvimento integral da criança até cinco anos, complementando a ação da família. O currículo é organizado em torno dos princípios de cuidar, educar e brincar, considerando os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Profissionais qualificados asseguram atividades que promovem o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social, ampliando experiências e estimulando a convivência em sociedade